Inventando dinheiro


Uma vez que superamos a falta de informação, o que nos mantem nas trevas é a falta de autoconfiança. Garra, ousadia, audácia, coragem, cara de pau, esperteza, tenacidade, jogo de cintura, brilho, às vezes são mais importantes do que boas notas ou de ter sido o laureado de sua turma.

No mundo real, quem vai pra frente são os ousados, e não os talentosos. E o medo e a falta de autoconfiança são os grandes empecilhos à manifestação do gênio pessoal.

Nesse sentido, para que o gênio financeiro desperte, é necessário a reunião do conhecimento técnico e da ousadia. Se o medo for mais forte, o gênio se extingue.

O engraçado é que a maioria das pessoas quando o assunto é dinheiro procura segurança. Perguntam: por que ariscar? Pra que trabalhar meu QI financeiro? Por que me alfabetizar financeiramente?

A resposta é simples: para ter mais opções na sua vida!!! Ou você gostaria de ter somente suco de laranja pra tomar?

Antigamente, as terras representavam a riqueza. Em seguida, as industrias é que eram os símbolos do poder. Hoje em dia, a informação é a vedete. E apesar do que dizem, é mais fácil você conseguir terras, industrias ou informação? Então, qual época é mais fácil pra se fazer fortuna? Lógico que é hoje em dia.

Seguindo essa lógica, qual o maior passivo que uma pessoa pode possuir? Direi qual é: uma velha idéia! Simplesmente porque as pessoas não conseguem perceber que aquela idéia ou maneira de fazer alguma coisa, que era um ativo de ontem, não existe mais.

Por isso possuir inteligência financeira significa possuir mais opções. Ter inteligência financeira significa saber o que fazer para melhorar sua situação financeira, mesmo se as oportunidades não aparecerem na sua frente.

Possuir inteligência financeira significa saber o que fazer se aparecer uma oportunidade e você não ter dinheiro para investir e o banco lhe feche as portas. Possuir inteligência financeira significa saber como se salvar quando um palpite seu der errado.

Ter inteligência financeira nem é tanto ligado ao que acontece, é mais relacionado à quantas soluções financeiras diferentes você pode usar para sair do buraco ou ganhar dinheiro. É a sua criatividade à serviço da solução de problemas financeiros.

E isso o faz diferente, pois a maioria das pessoas só conhece uma solução: trabalhar arduamente, poupar e fazer empréstimos!!!

Com inteligência financeira, você cria a sua sorte. Para isso, você precisa saber que o dinheiro não é real. Descobrindo isso, você enriquecerá mais rápido.

Hoje, na era da informação, o dinheiro cresce exponencialmente, pessoas ficam ricas à partir do nada, somente com idéias ou acordos. Assim, o dinheiro não muda de mãos. Os acordos sim!!!Na era da informação, tudo é feito através de um acordo, um sinal manual no pregão, um sinal na tela do corretor, um telefonema de compra e outro de venda...

E enquanto o mundo gira nessa velocidade tremenda, muitas pessoas só enxergam a caderneta de poupança como forma de investimento. Bem, a poupança é uma opção válida, o problema é que nos torna cego ao que acontece à nossa volta.

Veja um exemplo. Quando a economia está em desgraça é a situação perfeita para o investidor. Todos estão vendendo e o investidor está comprando.

Outro exemplo, seguindo o mesmo raciocínio. Com a economia em frangalhos, uma casa que valia 100 mil dólares estava sendo vendida à 75 mil. Em vez de ir à imobiliária, o comprador procurou um advogado de falência. Comprou a casa que foi liquidada pelo banco por 20 mil, à vista.

Anunciou no jornal uma casa de 75 mil que estava vencendo por 60 mil. O sujeito fez 40 mil em poucos dias de trabalho. Isso é dinheiro sendo inventado.

Mas você conversa com alguém que não possui inteligência financeira e conta isso e ele com certeza dirá uma das frases a seguir: Você não pode fazer isso aqui!!! Isso é contra a lei!!! Isso é mentira!!!

Agora eu pergunto, o que é mais complicado? Pagar impostos com alíquotas que chegam a 50%, poupar o que sobra à 5% ao ano, que também será tributado ou gastar o seu tempo para desenvolver um QI financeiro, dominando o poder do seu cérebro e aumentando seus ativos?

E falo de coisas simples. Se um investimento é muito complexo e não entendemos, é melhor não investir nele. Matemática simples e bom senso é tudo o que se necessita para alcançar o sucesso financeiro.

Quanto mais você se sofistica como investidor, mais oportunidades aparecerão pra você, pois os melhores negócios não são oferecidos aos novatos. São oferecidos somente àqueles que entendem do jogo. E sem falar que, quanto mais sofisticado, mais fácil é de se reconhecer um bom negocio.Outro exemplo de como um investidor sofisticado pode fazer dinheiro. Digamos que uma empresa está prestes a ter o seu capital aberto na bolsa. Cada ação custa 25 centavos de dólar. O investidor vai lá e compra 100.000 ações, que custam 25 mil dólares.

As ações chegam à bolsa de valores e em pouco mais de dois meses, passam a custar 2 dólares cada ação. O sujeito as vende e retira 175 mil dólares, que coloca em seu bolso satisfeito. Mas se ele espera e essas ações eventualmente chegam à 20 dólares? Ele colocaria 1,75 milhões no bolso. Isso é inventar dinheiro.

Mas é necessário uma coragem muito grande pra investir 25 mil em uma empresa que está chegando na bolsa agora, não é? Não se você sabe o que está fazendo. Se você entende do negocio em questão. Se você sabe o que está fazendo, você não esta jogando.

Ate porque as grandes oportunidades não serão vistas com os olhos, mas sim com a mente.

Quando pensamos em vencer, só pensamos no momento da vitória. Mas não ha vitória sem esforço. E a maioria das pessoas nunca ganha porque tem medo de perder. Investir é apenas um jogo, algumas vezes você ira ganhar, outras ira aprender. O que você tem que fazer é procurar divertir-se.

Você não ira acreditar no que digo porque aprendeu na escola que os erros são maus e somos punidos por cometê-los. A ironia disso é que o ser humano só aprende errando.

Então não esqueça: os vencedores não tem medo de perder. Os fracassos são parte do processo do sucesso. Quem evita o fracasso, também evita o sucesso.

Recapitulando, se quiser construir riqueza de verdade, você necessita das seguintes três habilidades: encontrar oportunidades que ninguém mais viu; conseguir um jeito de arranjar dinheiro; e trabalhar com as pessoas certas.

Com relação às oportunidades virgens, você terá que ver com a mente o que os outros só vêem com os olhos. Veja outro exemplo representativo do que falo. Um comprador adquiriu uma casa velha. Ninguém percebeu, mas a casa vinha com mais 4 lotes. A casa foi demolida e os 5 lotes foram vendidos por 3 vezes mais o valor pago.

Com relação à conseguir grana, em geral, as pessoas procuram o banco. Mas veja esse exemplo. Um sujeito encontrou um prédio que valia 2 milhões de dólares sedo vendido por 1,2 milhões. Fez um contrato de compra e venda e deu uma entrada. Então encontrou alguém interessado no prédio, vendeu sua posição por 50 mil dólares ao interessado e saiu do negocio.

Dito isto, você percebeu que vale mais o que você sabe do que o que você compra. E nunca mais esqueça: investir não é comprar, é conhecer!!!

Com relação à equipe forte, saiba que pessoas inteligentes contratam pessoas mais inteligentes do que elas. Ao precisar de uma orientação, escolha sabiamente seu conselheiro.

Pra finalizar, eu gostaria de dizer que há muito o que aprender sobre o mundo das finanças, mas a recompensa pode ser astronômica. Sua maior riqueza é o que você sabe, seu maior risco é o que você não conhece.

O risco sempre existe, como tudo na vida. A solução é aprender a administrá-los, em vez de evitá-los.

Comentários